Publicado em: 11/09/2020 visitas: 780
A comunicação digital é uma grande aliada, principalmente vivendo uma pandemia. Além disso, é ótima para otimizar o tempo e para encontrar soluções rápidas para possíveis problemas. Quando bem administrada, uma ferramenta como o grupo de WhatsApp no condomínio pode servir de grande ajuda para a organização local.
O problema é que nem todos os moradores conseguem enxergar o lado positivo dessa história, então, selecionamos aqui alguns cuidados que você síndico e morador, devem tomar para tornar essa tecnologia favorável!
• Para começar, o síndico deve consultar os moradores para avaliar a possibilidade de criar o grupo e ver se todos estão de acordo por se tratar de algo muito pessoal;
• Em seguida, crie regras de utilização, não permita o envio de mensagens pessoais, correntes, memes ou até mesmo, mensagens de bom dia/boa noite. O grupo de WhatsApp será um local destinado exclusivamente para tratar assuntos do condomínio, assim como avisos simples da gestão;
• Outra regra importantíssima é não permitir que dentro do grupo ocorram crimes contra a honra, que se classificam como injúria, calúnia e difamação. Isso abrange tanto o síndico quanto qualquer morador. A pena pode ser financeira, com pagamento de indenização, ou até judicial;
• Mais fator importante é entender que o grupo do WhatsApp não pode ser utilizado para cobranças pessoais. Por exemplo, o síndico nunca deve cobrar o valor do condomínio em atraso pelo grupo, assim como já não era permitido no mural de recados;
• Existe também a opção de grupo, onde apenas o administrador consegue enviar mensagens, eficaz para evitar conflitos e polêmicas, sendo necessário responder o síndico no chat particular.
Gostou das dicas? É hora de coloca-las em prática!
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